Resumo da Sessão Ordinária da Câmara Municipal em 27/11/2017

1087

Realizada pelo presidente André Luis Saddi Pires

Requerimentos:

Requerimento apresentado pelo Vereador ERASMO ANTONIO SERMIDIsolicitandoao Senhor Prefeito Municipal para que o mesmo informe a esta Casa de Leis sobre atual situação da obra de construção da UPA: se a mesma será concluída ou o que será feita.

Senhor Prefeito a função da UPA seria funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.Senhor Prefeito seria o momento especial de término daquela obra visto que nosso município clama por saúde devidos alguns fatores que implicam hoje na cidade.

Requerimento apresentado pelo Vereador MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando ao Senhor SÉRGIO SELVATICI, Engenheiro Superintendente do DER e Gerente responsável pelo Escritório Regional do Vale do Ivaí deste referido Departamento, para que providencie a desobstrução de manilhas instaladas ao longo da BR 369 altura dos Km. 233 e 234 que se encontram na faixa de domínio do DER e dão acesso à propriedade do Sr. Aldo Monfredinho (Próximo ao Alambique da Cachaça Companheira, no terreno do viveiro de eucaliptos).Como essas manilhas estão entupidas, as enxurradas têm causado erosão já formando profundas valetas, o que dificulta e muito a acessibilidade aos imóveis rurais necessitando de uma urgente intervenção.

Requerimento apresentado pelos Vereadores JOÃO PAULO BOSIO e LAURO DE SOUZA SILVA solicitandoaos representantes da VIAPAR S.A. e do Departamento de Estrada e Rodagem do Estado do Paraná (DER) para que compareçam junto com equipes técnicas e esclareça aos Edis e, por consequência, a população de Jandaia do Sul, como e quando será realizado o Projeto de Contorno e/ou duplicação da estrada que corta a nossa cidade. Justificativa: A estrada que corta o Município de Jandaia do Sul apresenta diversos confusões no transito da cidade, bem como expõe a população e transeuntes a inúmeras situações de risco de vida e integridade física.  Neste sentido, o referido projeto é aguardado com grande ansiedade pelo povo de Jandaia do Sul, já que implicara em melhoria da qualidade de vida da população.

Requerimento apresentado pelos Vereadores JOÃO PAULO BOSIO e LAURO DE SOUZA SILVA solicitando ao Excelentíssimo Senhor Luiz Carlos Jacovassi, Gerente Regional da Sanepar em Apucarana, que o mesmo inclua nosso município no roteiro de visitas do ônibus do Projeto Eco Expresso Sanepar – do Rio ao Rio. Essa bela iniciativa, passa ao longo de todo o Estado do Paraná com o objetivo de apresentar os processos executados pela empresa Sanepar, mostrando todo o caminho percorrido: indo desde o manancial, captação, tratamento, distribuição, ligações de água e esgoto, tratamento de esgoto e destinação de resíduos urbanos e, sem dúvida, será um belo evento a ser apresentado em nossa Comunidade.

Requerimento apresentado pelo Vereador RODRIGO VANONI ALBERTON solicitando ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, para que em consulta ao Departamento Jurídico e Departamento de Saúde, faça a análise e a viabilidade legal e financeira para a transferência do Pronto Atendimento Municipal (PAM) ao Hospital Nossa Senhora de Fátima.

CONSIDERANDO que o Poder Executivo recebeu do Grupo de Médicos que são arrendatários do Hospital Nossa Senhora de Fátima o oficio de encerramento de atividades, previsto para o dia 20 de dezembro;

CONSIDERANDO que o Município de Jandaia do Sul, por não ter condições de prestar o atendimento necessário e recomendado, em observância às políticas municipais de saúde, através do PAM – Pronto Atendimento Municipal transfere pacientes atendidos na emergência para o Hospital Nossa Senhora de Fátima;

CONSIDERANDO que o Município de Jandaia do Sul possui uma obra milionária, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento: uma obra completamente abandonada e em local inapropriado;

CONSIDERANDO que o novo espaço para o PAM (Pronto Atendimento Municipal), resultará em mais Leitos de Observação (Reidratação, Estabilização, Observação Pediátrica e Observação para Adultos, Inalação, Traumatologia, Curativo, Sutura) e Leitos para Internamentos, incluindo Enfermarias Pós-Parto, Pediátrica e Adulta, Sala de Recuperação de Pós-anestésica, Isolamento e Sala de Raios-X, Posto de Enfermagem.

CONSIDERANDO que assim instalado no Hospital Nossa Senhora de Fátima, um local de amplo espaço, o PAM – Pronto Atendimento Municipal, poderá atender os munícipes jandaienses com equipes completas com clínico geral, pediatra, ginecologista, obstetra, ortopedista e demais especialistas, de acordo com a necessidade do Município.

 

INDICAÇÕES:

Indicação nº 23/2017 apresentada pela Vereadora CELIA CORREA CAVASSANI solicitando ao Senhor Prefeito Municipal a implantação de carga horária para todos os servidores públicos municipais de 40 (quarenta) horas semanais.Justificativa: Senhor Prefeito, o servidor público do município de Jandaia do Sul zela e sempre zelou pela qualidade dos serviços destinados a população da cidade. Neste sentido, considerando que a jornada vem sendo objeto de discussões desnecessárias, os servidores não podem ficar à deriva sem tal direito líquido e certo qual seja a jornada compatível com as necessidades municipais.

Indicação nº 31/2017 apresentada pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para que o mesmo faça um trabalho de revisão na pavimentação de nossa cidade, cujas ruas e avenidas já carecem de manutenção e aplicação de lama asfáltica.Senhor Prefeito, após esse período de intensas chuvas, os pequenos buracos no asfalto evoluíram tornando certas ruas quase que intransitáveis, necessitando de uma rápida intervenção.

Indicação nº 32/2017 apresentada pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitando ao Senhor Prefeito Municipal o fornecimento de material de proteção aos servidores municipais da limpeza urbana, tais como os EPI’s e protetores solar, já que os mesmos passam boa parte do dia em exposição aos raios do sol, o que pode ao longo do tempo causar algum tipo de doença ou lesões na pele.Senhor Prefeito: Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI tem como objetivo proteger o trabalhador dos possíveis riscos que ameaçam a sua segurança e a sua saúde no trabalho, evitando ou atenuando a gravidade das possíveis lesões durante o trabalho. EPI é todo dispositivo ou produto de uso individual a ser utilizado pelo trabalhador, que se destina a protegê-lo dos possíveis riscos que ameaçam a sua segurança e a sua saúde no trabalho. Podemos citar alguns exemplos de EPI’s: Luvas de proteção e segurança; Protetor auricular; Capacetes de segurança; Óculos ou viseiras. O uso do protetor solar é extremamente importante também, ele ajuda a combater o câncer de pele, que pode ser causado pelo longo período de exposição ao sol. Além de evitar a insolação, queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, flacidez, lesões, entre outras complicações.

Indicação nº 33/2017 apresentada pelo Vereador MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando ao Senhor Prefeito Municipal que envide todos os esforços possíveis no sentido de solucionar o problema do Hospital Nossa Senhora de Fátima, cujo encerramento de atividades traria grandes transtornos para a nossa cidade.Todos conhecem a importância de uma instituição como essa em um município de pequeno porte como o nosso e seu fechamento sem dúvida geraria outros problemas principalmente para as senhoras gestantes das classes menos favorecidas que, impossibilitadas de contratar um convênio médico, dependem exclusivamente do atendimento gratuito do SUS e carecem de uma melhor atenção por parte do poder público.Essa é uma situação atual e sua solução necessita de urgente intervenção por parte das autoridades competentes, para evitar danos maior.

Indicação nº 05/2017 apresentada pelo Vereador VITOR CAMILO FABRÍCIO solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para que o Chefe do Almoxarifado, Senhor Clovis Biazotto, PROMOVA um mutirão a fim de realizar limpeza dos terrenos baldios localizados à margem da Rua Ipê e na sua sequência a Rua Manacá que se situam no Jardim das Flores em nosso município.É necessária uma ação imediata se promovendo a remoção desses detritos e afixação de placas ou cartazes orientando a população para que evite continuar promovendo essa poluição.

Indicação nº 20/2017 apresentada pelo Vereador ANDRÉ LUIS SADDI PIRES solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para que realize a limpeza e a manutenção das galerias pluviais no Distrito de São José, especialmente na rua Benedito José da Silva. Ocorre que após esse período de intensas chuvas, muitos detritos por ela trazidos causaram a obstrução dos dutos e ao sinal de pouca água a “boca de lobo” já transborda.Essa é uma solicitação de vários moradores do distrito, que requer uma solução imediata.

Indicação nº 21/2017 apresentada pelo Vereador ANDRÉ LUIS SADDI PIRES solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para que através do Departamento de Fomento Agropecuário e Meio Ambiente, realize a PODA das árvores das ruas do Distrito de São José, cujos galhos estão alcançando a rede elétrica e causando danos.

Indicação nº 38/2017 apresentada pelo Vereador ERASMO ANTONIO SERMIDI solicitando ao Senhor Prefeito Municipal a construção de uma nova PISTA DE CAMINHADA, visto que tem aumentado bastante o número de adeptos a essa modalidade de atividade física.Caminhar é um processo tão natural da vida que, muitas vezes, passa despercebida a sua real importância para a nossa saúde. Além da locomoção, andar fortifica o corpo como um todo, ajusta e regula o organismo e deixa a mente em constante equilíbrio.Um local que apropriado, seria o início da Estrada velha para Marumbi no sentido ao novo Cemitério Municipal que, possuindo uma topografia favorável já tem atraído inúmeras pessoas ao final das tardes e está no lado oposto da cidade à localização da atual pista de caminhada, o que contemplaria uma abrangência maior de pessoas.

 

Compartilhar