Resumo da Sessão Ordinária da Câmara Municipal em 05/03/2018

1202

Realizada pelo presidente André Luis Saddi Pires

REQUERIMENTOS:

Requerimento apresentado pelo Vereador RODRIGO VANONI ALBERTON solicitando o Senhor Prefeito Municipal para que esclareça definitivamente quais as medidas cabíveis serão tomadas com relação a resposta enviada ao requerimento apresentado dia 06/11/2017, referente a reversão de imóveis cedidos pelo Município na qualidade de alienação ou cessão por descumprimento da lei municipal que autorizou a cessão.

Senhor Prefeito, gostaria que se atentasse ao Artigo 12, inciso XVII da Lei Orgânica de nosso Município, para que cumpra o mesmo importando crime de responsabilidade o não atendimento de nossas respostas por completo.

Em anexo o referido requerimento e resposta.

Requerimento apresentado pelo Vereador RODRIGO VANONI ALBERTON solicitando o Senhor Prefeito Municipal para que complemente a resposta do REQUERIMENTO ANEXO realizado no dia 09/10/2017 sob pena de omissão e descumprimento de dever legal, ensejando ato contínuo remessa ao Ministério Público por negativa de informação, impedimento do exercício da vereança e ato de improbidade administrativa. Motivos: A atividade intrínsica do Vereador é aprovar leis, mas acima de tudo acompanhar e fiscalizar as ações do Poder Executivo, para tanto possui a prerrogativa de solitar a documentação que entender necessário para a mais ampla análise dos atos praticados pelo Gestor Público. Contudo, tal situação tem sido mitigada pelo Poder Executivo Municipal ao deixar de colaborar mediante a entrega de documentos e informações solicitadas.

Requerimento apresentado pelo Vereador VITOR CAMILO FABRÍCIO solicitando ao Deputado Federal Luíz Nishimori apoio para obtenção de emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para ajudar a custear parte de nossa carência na área da saúde.Senhor Deputado, uma rede de atenção à saúde bem organizada contribui para a melhoria dos atendimentos e qualidade de vida das pessoas. A atenção primária deve ser a porta de entrada do cidadão ao sistema de saúde. É através dela, nas Unidades Básicas (UBS), que os indivíduos passam a ter acesso à rede integrada, logo essa emenda será de grande importância para o nosso município, visto que ajudará no custeio dessa área.

Requerimento apresentado pelo Vereador LAURO DE SOUZA SILVA JUNIOR solicitando o envio de MOÇÃO DE APLAUSOS à Assessora de Gabinete e Redação da Prefeitura Municipal de nossa cidade a Senhora ISOLDA DE LOURDES MACULAN DE OLIVEIRA como reconhecimento pela sua dedicação pessoal e profissional.Desde que iniciou suas atividades há 47 anos demonstrou muita seriedade e amor pela profissão, sempre exerceu seu trabalho com muita competência demonstrando solidariedade e respeito com os colegas. Você é um exemplo a ser seguido e totalmente merecedora de ter alcançado todo o reconhecimento que conquistou.Esperamos que a vida lhe proporcione sempre muita saúde, alegria e paz, você é uma profissional fantástica!

Requerimento apresentado pelo Vereador LAURO DE SOUZA SILVA JUNIOR solicitando o envio de MOÇÃO DE APLAUSOS a Telefonista da Prefeitura Municipal de nossa cidade a Senhorita VANDERLI  BUCKO como reconhecimento pela sua dedicação pessoal e profissional. Parabéns LILI, você é aquela que conhece o “ALÔ” de cada cidadão jandaiense (pelo menos da maioria) e reconhece muito bem o humor daqueles com quem fala. Além de telefones e linhas, lida com pessoas e com agilidade sua voz sempre nos soa uma alegria.Você merece nossa homenagem por durante 30 anos emprestar a sua fala e até para ajudar, refletir e descomplicar a vida das pessoas com quem trabalha.

Requerimento apresentado pelos Vereadores ERASMO ANTONIO SERMIDI e CELIA CORREA CAVASSANI solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para que o mesmo informe a essa Casa de Leis, se há em andamento um estudo de viabilidade para as concessões de VALE ALIMENTAÇÃO aos servidores públicos municipais.Senhor Prefeito, os benefícios são excelentes, seria mais uma estratégia para manter a equipe de colaboradores motivada e satisfeita com o trabalho. Esse benefício ajudaria a economizar o salário e a sobrar um pouco mais do salário no fim do mês, o impacto positivo será maior ainda.Por isso, um dos benefícios mais apreciados pelos trabalhadores é o da alimentação.

Requerimento apresentado pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitandoao Excelentíssimo Prefeito Municipalpara que o mesmo informe a esta Casa de Leis se nas férias alguma CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) ficará aberta para receber as crianças cujas mães trabalham em julho.Caso positivo, qual ficará?Senhor Prefeito a conta é simples: alunos têm cerca de três meses de férias, os trabalhadores têm direito a um. Nos dois meses que sobram quem cuida das crianças? A creche deve ser considerada um serviço essencial, quase como as delegacias e os hospitais. É um direito das mulheres que trabalham que não podem ficar presas ao lar pela obrigação de cuidar dos filhos.

 

INDICAÇÕES:

Indicação nº 03/2018 apresentada pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para que o mesmo, através do Departamento de Indústria, Comércio e Turismo, dê um maior incentivo à instalação de empresas que gerem empregos em nosso município.Senhor Prefeito, na prática, isso representa mais emprego, qualidade de vida para a população e maior variedade de compra. Para caminhar contra a crise financeira é necessário trabalho e investimento, seja da Prefeitura, do Estado ou da iniciativa privada. O investimento de novos negócios na cidade contribui para o crescimento econômico e, sobretudo, para a geração de empregos.

Indicação nº 02/2018 apresentada pelo Vereador ERASMO ANTONIO SERMIDI solicitando ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal para que juntamente com a Secretaria de Obras e Serviços realizem um estudo em nossa cidade, com o intuito de elaboramos um ou mais portais na entradas e saídas de Jandaia do Sul.Senhor Prefeito, nossa cidade está bem posicionada na classificação de qualidade de vida merecendo uma identidade, um rótulo, algo que se destaque das demais cidades e este diferencial exposto nos portais como temos exemplo das cidades vizinhas que o fizeram, Marialva, Cianorte, Cambira e outras, estes portais deixam a cidade mais bonita e acolhedora, atraindo pessoas e investimentos.

Indicação nº 04/2018apresentadapelo Vereador ANDRÉ LUIS SADDI PIRES solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para que realize urgentemente a troca da iluminação pública da Rua João Moreira Branco por uma mais potente. Senhor Prefeito, a iluminação pública é extremamente necessária para o bem-estar da população, além de trazer maior segurança, reduz a criminalidade e permite que todos usufruam do espaço público, principalmente, no período noturno. Ela facilita o tráfego de pessoas, veículos e demais meios de transporte em ruas e avenidas, evitando acidentes, como batidas de carro e atropelamentos, e valoriza a beleza dos locais. Enfim, os benefícios são numerosos e, principalmente, melhoram a imagem e a maneira como uma cidade é vista, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da população.

 

Indicação nº 05/2018apresentadapelo Vereador ANDRÉ LUIS SADDI PIRES solicitando ao Senhor Prefeito Municipalpara que instale uma ATI (Academia da Terceira Idade) no Conjunto Habitacional Nova Jandaia de nossa cidade.  Senhor Prefeito, estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável. Pode ajudar a aliviar o estresse e fornecer um sentimento agradável de bem-estar, por isso nosso pedido para aquela comunidade. Benefícios da atividade física: Melhora da autoestima e sentimento de bem-estar;Aumento da energia; ajuda a construir e manter músculos; Aumento da resistência e força muscular; melhora a flexibilidade e postura; Auxílio no controle do peso; Diminuição do risco de doença cardíaca, câncer do cólon, diabetes do tipo 2 derrames; ajuda a controlar a pressão sanguínea; reduz a depressão e ansiedade; melhora o humor.

 

Indicação nº 02/2018apresentadapelo Vereador MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando ao Senhor Prefeito Municipala instalação de guard rail ou defensa metálica no contorno da rodoviária por onde os ônibus entram. Essa é uma proteção que geralmente aparece nas margens de pistas, de automobilismo e em muitas estradas públicas, e irá proteger a segurança de quem trafega pela Praça do Café no contorno de quem vai sentido a Avenida Anunciato Sonni. Os Objetivos do Guard rail- Defensa Metálica seria necessário para:Promover a desaceleração do veículo durante o impacto. Absorver a energia dos veículos desgovernados, mantendo a sua trajetória paralela à pista. Não aprisionar ou repelir bruscamente o veículo. Ser maleável e continua. Não contribuir para o capotamento do veículo. Senhor Prefeito ocorreu acidente recentemente e veículos caem causando prejuízos de grande monta.

Indicação nº 03/2018apresentadapelo Vereador MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando ao Senhor Prefeito Municipala construção de uma ATI (Academia de Terceira Idade) para atender os moradores do Conjunto Habitacional Araucárias de nossa cidade. Senhor Prefeito, a academia para idosos, além de ser um espaço fitness é de lazer. Desse modo as experiências de lazer junto com os exercícios praticados pelos idosos, oferecem novas oportunidades de interação e integração social, de forma ativa e produtiva, gerando novas aprendizagens e novos interesses.

 

 

PEDIDOS VERBAIS:

Indicação Verbal apresentado pela Vereadora CELIA CORREA CAVASSANIcom apoio de TODOS OS VEREADORES solicitando a Coordenação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU 24 horas) de Apucarana que atenda melhor as chamadas feitas pelos munícipes de Jandaia do Sul. Salientamos que estamos recebendo muitas reclamações dos nossos munícipes quando ligam no número 192 para receber atendimento na central de Apucarana.

Requerimento Verbal apresentado pela Vereadora CELIA CORREA CAVASSANI questionando o Senhor Prefeito Municipal quando o mesmo irá agendar uma reunião com o Chefe do INSS de Apucarana, para estudar a possibilidade de mudanças na Previdência de nossos funcionários, do Instituto Jandaia Prev migrar para INSS.

Compartilhar