Ele também é conhecido como araçari-do-bico-pintalgado, araçari-boi, araçari-tirador-de-leite (Minas Gerais), saripoca-de-bico-riscado, araçaripoca-de-bico-riscado e sari-poca, mas não é muito comum na nossa região.
Ele acabou sendo capturado no interior de uma loja e entregue a Brigada Comunitária para devolvê-lo a seu habitat natural.
Gente que frequenta ou mora na mata costuma dizer que, quando os araçaris estão vocalizando, é sinal de que o tempo vai virar.
Mede cerca de 33 cm de comprimento e pesa por volta de 170 g. O macho apresenta cabeça, garganta e peito pretos, os quais são marrons na fêmea. Tem de três a cinco riscos transversais no bico, que variam de formato de indivíduo para indivíduo. Tem um tufo de penas pós-oculares de cor amarelo-ouro. Possui uma grande mancha escura na íris, anterior e posterior à pupila, comum ao gênero Selenidera.
Vocalização: Esta ave vocaliza ao alvorecer ou durante a madrugada. Produz uma série de coaxos baixos e guturais, bastante típicos da espécie> “gra” ou “ap”, também “o-gô…o-gô…o-gô”. Quando briga emite um “gueee”. Durante o canto, movimenta a cabeça para cima e para baixo. Às vezes emite um chamado agudo: “grrrée”.
As informações são do wikiaves