Semana Pedagógica em Cambira. Temática: Por que planejar? Planejar para quem?

564

Foi realizada a Semana Pedagógica pela Autarquia Municipal de Educação de Cambira,dando início às atividades letivas pertinentes ao ano de 2019,foi convidada a Professora Mestre Devanir de Lourdes Martins Papa Jerônimo, que abordou a temática: Por que planejar? Planejar para quem?

A mencionada professora iniciou comentando que historicamente o planejar sempre foi algo extremamente necessário na vida do ser humano, pois se planeja absolutamente tudo, desde comer, dirigir, estudar, trabalhar, entre outras atividades. Por conseguinte, o ato de planejar sempre esteve presente não somente em nossas atividades diárias, mas, sobretudo, em diferentes ambientes de trabalho.

À luz de aportes teóricos,como: Padilha, Libâneo, Almeida, Luckesi, Vasconcellos,Gandin entre outros, a professora salientou que o planejamento deve ser compreendido como um instrumento capaz de intervir em uma situação real com o propósito de transformá-la. Desta forma, o construir e o (des) construir devem fazer parte deste processo.

Nesse contexto, segundo a professora Devanir, planejar é atividade intrínseca à educação por suas peculiaridades,no sentido de evitar a improvisação, traçando metas que possam nortear com maior detalhamento a execução da ação educativa, especialmente quando garantida a socialização do ato de planejar, prevendo o assessoramento e a avaliação da própria ação reflexão.

Destarte, o planejamento no contexto escolar deve estar em consonância com as especificidades de cada realidade, permitindo tanto a alunos, quanto a professores e demais integrantes da escola a reflexão sobre o papel social a ser desempenhado, ciente da intenção do que se quer planejar.

Por fim, diante dos pressupostos elencados,volta-se à temática com o questionamento: Por que planejar? Planejar para quem?

Compartilhar