Resumo da Sessão Ordinária da Câmara Municipal em 11/09/2017

1350

Realizada pelo presidente André Luis Saddi Pires

Requerimentos:

vitorRequerimento apresentado pelo Vereador VITOR CAMILO FABRICIO solicitando ao Deputado Federal Luiz Nishimori recurso no valor de cento e cinquenta mil reais para as seguintes melhorias na quadra poliesportiva do Colégio Estadual Rui Barbosa: 1) Iluminação; 2) Fechamento das laterais com estrutura metálica; 3) Ampliação das arquibancadas; 4) Adequação da cobertura nas laterais; 5) Construção de vestiários; 6) Cobertura que liga o prédio do Colégio até a quadra.

Senhor Deputado, o Colégio Estadual Rui Barbosa opera hoje com mais de 730 alunos distribuídos nas modalidades de ensino médio e fundamental (integral). Ocorre que nos dias chuvosos, mesmo possuindo cobertura, a quadra fica completamente molhada pela água que entra pelas laterais inviabilizando a utilização desse espaço que é de extrema necessidade para as atividades do Colégio tais como: aulas de educação física, aprofundamento esportivo e treinamentos. Para o município, a referida quadra sempre é utilizada na realização dos Jogos Escolares Municipais.  É também usada pela Universidade Federal do Paraná – campus Jandaia do Sul, para treinamentos dos alunos na preparação para os jogos universitários.

rodrigoceliaRequerimento apresentado pelos Vereadores RODRIGO VANONI ALBERTON e CELIA CORREA CAVASSANI solicitando ao Senhor Prefeito, para que informe a esta Casa de Leis se existe procedimento de proteção ambiental e projeto de arrecadação de ICMS ECOLÓGICO para o Município de Jandaia do Sul, tendo em vista que além da preservação ambiental, um direito de todos, o mesmo gera recursos para aplicação em projetos municipais para o benefício das presentes e futuras gerações.

miltonRequerimento apresentado pelo Vereador MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando ao Senhor Prefeito que o mesmo informe se há previsão de implantar Secretarias em nosso município. Em caso positivo, quando isso deverá ocorrer e quais os Departamentos a serem extintos.

Requerimento apresentado pelo Vereador MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando o presente REQUERIMENTO ao Prefeito Municipal de Jandaia do Sul, para que COMPLEMENTE a resposta ao Ofício n.º 165/2017 na qual solicito Vale Alimentação para aos servidores municipais, sendo transparente com esta Câmara com relação ao índice oficial de gasto de pessoal por parte do Poder Executivo Municipal, já que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná não indica este município como um dos que extrapolaram tal limitação.

rodrigoRequerimento apresentado pelo Vereador RODRIGO VANONI ALBERTON solicitandoao Senhor Prefeito, para que determine ao setor competente, em especial ao Departamento de Indústria, Comércio e Turismo e ao Departamento de Ação Social (ou sendo o caso, a AGÊNCIA DO TRABALHADOR), para que prestes as seguintes informações ao Poder Legislativo:

  1. Se há um levantamento acerca do número de pessoas que estão desempregados no Município? Quais os perfis destas pessoas, como exemplo, a faixa etária e se possuem qualificação técnica profissional; se estas pessoas, de acordo com a profissão que desempenhavam, poderão, através de parcerias e apoios como do SEBRAE e de outros organismos, se tornarem novos empreendedores? Se há estudos neste sentido? Se sim, qual o andamento deste projeto?
  2. O que o Poder Executivo oferece para atrair a instalação de novas indústrias e investidores? Há benefícios para as empresas?
  3. Existem novos investidores interessados em instalar empresas e/ou indústrias em nossa cidade e quais são?
  4. Há alguma política de incentivo para as atuais empresas no sentimento de geração de emprego?

Justifico tal proposição, ressaltando ser de fundamental importância o envio das informações ora solicitadas para o exercício das funções legiferantes deste subscritor.

Diante o exposto, e certo de que também é interesse da Prefeitura, a transparência de sua administração, e, para podermos das respostas aos questionamentos que nos sãos feitos, é que contamos com a urgência no pronto atendimento desta proposição.

 

INDICAÇÕES:

soniaIndicação nº 21/2017 apresentada pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitando ao Senhor Prefeito Municipal a reforma do salão comunitário da Vila Rica de nossa cidade.Senhor Prefeito precisa urgentemente de reforma nos banheiros masculino e feminino, pois ambos estão deteriorados, a cozinha pode ser melhorada, pintura externa, a lixeira encontra-se quebrada, os ventiladores não estão funcionando, necessita também a substituição das telhas da área coberta externa ao salão e demais reparos em geral no salão. Este salão comunitário encontra-se em plena atividade sendo utilizado pela população toda semana, a psicóloga da prefeitura atende a comunidade no salão às terças-feiras e três vezes por semana há aulas de zumba, portanto com mais algumas reformas o ambiente se tornará muito mais agradável para todos os munícipes.

Indicação nº 22/2017 apresentada pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para que construa o Museu dos Pioneiros em nossa cidade. Justificativa: Senhor Prefeito, fatos políticos e personagens históricos são completamente ignorados e desmerecidos de sua importância e contribuição para o entendimento do país e do mundo em que vivemos, impedindo que sejam estabelecidas conexões entre a realidade presente e suas origens históricas. Conhecer o nosso passado e preservar a memória e a cultura é requisito para as ações no presente. É sabendo sobre como procederam aqueles que nos antecederam, nas mais diferentes situações, que agimos criticamente, espelhando-nos ou não em suas ações. Refletir sobre a memória é valorizar o passado e seus legados, é ser sujeito da construção da história, e isso é um pressuposto básico para o exercício da cidadania.

ErasmoIndicação nº 25/2017 apresentada pelos Vereadores ERASMO ANTONIO SERMIDI solicitando ao Senhor Prefeito que o mesmo institua o ensino de percussão nas escolas municipais de nossa cidade como atividade extraclasse.Senhor Prefeito: Através de estudos, constatou-se que o ensino de percussão pode contribuir de forma significativa através do ensino de diversos ritmos, para o desenvolvimento sociocultural do aluno. Múltiplos saberes e valores podem ser exercidos no ensino de música e o mesmo torna as pessoas mais sensíveis, com maior noção rítmica, percepção musical e atitude coletiva. A discussão do ensino de música na escola é um tema relevante hoje e precisa ser alimentada como incentivo à cultura.  Alunos passam por transformações significativas após tocar um instrumento, aprender um ritmo e executá-lo de forma correta, com noção de coletividade e trabalho em grupo.

laurojoaopauloIndicação nº 05/2017 apresentada pelos Vereadores LAURO DE SOUZA SILVA E JOÃO PAULO BOSIO solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para que faça a revitalização do canteiro central do trajeto de pista dupla da Avenida Anunciato Sonni, compreendido entre o Auto Posto Jandaia e o trevo que dá acesso ao Vale do Ivaí.Justificativa: Senhor Prefeito, a atual arborização tem dificultado a visibilidade dos motoristas, colocando em risco a segurança de quem necessita fazer o retorno neste trecho. Tornar esse espaço um canteiro de flores, vai embelezar o caminho, realçar as cores e tornar mais agradável o passeio, além de valorizar até mesmo as fachadas comerciais nesta localização.

celiaErasmoIndicação nº 01/2017 apresentada pelos Vereadores CELIA CORREA CAVASSANI e ERASMO ANTONIO SERMIDI solicitando ao Senhor Prefeito Municipal que o mesmo instale Academias de Primeira Idade nos espaços onde já se encontram instaladas as de Terceira Idade para contemplar as crianças que costumam acompanhar os pais e avós no exercício dessas atividades.Senhor Prefeito: Parques e Play Grounds são ótimas opções para levar as crianças e seu uso é uma atividade que estimula, desenvolve e exercita, pois, enquanto brinca, realiza atividades físicas.

andreIndicação nº 14/2017 apresentada pelo Vereador ANDRÉ LUIS SADDI PIRES solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para que instale lixeiras nas Avenidas e Praças de nossa cidade. Justificativa:  Um dos problemas ambientais que mais preocupa é o destino dado ao lixo, com a instalação de lixeiras além de deixar a cidade mais limpa, transmitirá a todos a necessidade de adotar medidas que preservem o meio ambiente. A prefeitura para colocar em prática esta ideia poderia firmar parcerias com empresas privadas que tenham interesse em contribuir para instalação de lixeiras seletivas.
A coleta seletiva de lixo é um passo importante à preservação ambiental, pois, através da instalação dessas lixeiras, a população será estimulada a separar o lixo e, consequentemente, ficará mais consciente sobre a importância da preservação ambiental através da reciclagem.
Para estimular empresas a aderirem ao projeto, as lixeiras seletivas serviriam também como espaço publicitário. Além disso, nas lixeiras ficaria interessante ter frases destacando a importância da reciclagem do lixo.
Somente através da conscientização social da população poderemos fazer com que nosso município se desenvolva de forma sustentável e continue oferecendo qualidade de vida aos munícipes e o desenvolvimento sustentável.

 

Compartilhar