Projeto de Jandaia do Sul recebe prêmio do Ministério da Saúde

1323

(Tribuna do Norte)

O projeto ‘Arte e Saúde’, desenvolvido em Jandaia do Sul, foi premiado recentemente pelo Ministério da Saúde na 16ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, que aconteceu durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. A premiação aconteceu no auditório do centro de convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, onde foram apresentados 500 trabalhos de todas as regiões do país. O projeto ‘Arte e saúde: grupos terapêuticos como alternativa coletiva de ressignificação da saúde mental’, foi eleito como a melhor experiência do estado do Paraná.

De acordo com Mariana Frediani Sant’Ana, psicóloga do Departamento de Saúde de Jandaia do Sul e coordenadora do projeto Arte e Saúde, o trabalho terapêutico tem como objetivos a promoção de saúde mental para pessoas em sofrimento psíquico e o fortalecimento dos vínculos comunitários.

“Este projeto é um despertar de potencialidades, para toda população. Ele acontece semanalmente, sendo um encontro terapêutico que trabalha aceitação de sintomas, autoestima, vínculos, sentimentos. Um encontro de desenvolvimento de potencialidades, seja artesanato, dança, pintura, sendo sugerido pelos próprios usuários”, explica.
O município vai receber como prêmio a realização de um documentário a respeito do projeto, que será filmado ano que vem e ficará disponível nas plataformas do Ministério da Saúde, de modo a divulgar a iniciativa para todo o país.
Para o prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Pupio, esta premiação valoriza o trabalho desenvolvido no município pelos servidores. “A saúde é um setor que acaba recebendo muitas críticas por parte da população, mas essa premiação demonstra que estamos no caminho certo e que nossos servidores da saúde têm feito um excelente trabalho em nossa cidade. São dignos de aplausos, todos os servidores envolvidos nesta premiação”, disse o prefeito.

As ACS Aline, Regina, Ellen, Tereza, Andreia Castro, Josiane, Osnilda, Rosângela, Fabiana Castro, Fabiana Cassiano, Maria do Rosário, Angelita e Ana Paula foram algumas das ACS que abraçaram o projeto nas UBS Damásio, Ivoly, Maria Borba, Massahiro Oga e Lázaro.

Compartilhar