Prefeito Ditão se reúne com Ministro da Educação e recebe recursos para início da construção da UFPR Câmpus Jandaia do Sul

561

O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (PSC) se reuniu nesta semana com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, que estava cumprindo agenda em Londrina na companhia do deputado federal Alex Canziani (PTB) para assinarem o acordo de liberação de recursos para o início da construção do Câmpus. Estiveram presentes também o Diretor da UFPR Câmpus Jandaia, Eduardo Teixeira da Silva, vereadores e autoridades regionais.

O campus avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deverá receber ainda neste mês os primeiros recursos para iniciar a construção de sua estrutura própria. Uma cota de até R$ 5,3 milhões deverá ser destinada pelo Ministério da Educação (MEC) para a chamada ‘Fase 1’ do projeto, que engloba obras de infraestrutura e urbanismo. A expectativa é que o início da construção aconteça no primeiro semestre de 2018.

A Fase 1 compreende o portal de entrada do campus, ruas, asfalto, estacionamentos, ligações de energia elétrica, água encanada, galerias pluviais e demais itens de urbanização. Nesta fase, não estão previstos os prédios com os laboratórios e as salas de aula, que devem chegar na próxima fase do projeto.

O prefeito de Jandaia do Sul, DitãoPupio (PSC), afirma que é motivo de orgulho ter a unidade da UFPR no município. “O campus é de grande importância para toda a cidade. Recebemos todos os anos vários estudantes de outras partes do Brasil que acabam movimentando a economia local, fora a criação de mão de obra da mais alta qualidade”, afirma.

O complexo será construído em um terreno de 240 mil m² na zona rural de Jandaia do Sul, nas proximidades da BR-466, sentido Bom Sucesso. A UFPR já atua no município desde 2012, nas dependências da Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan), ofertando os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação.

A instituição oferta ainda cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, além de projetos sociais para a comunidade de Jandaia do Sul e região. Cerca de 800 alunos estão matriculados na instituição.

 

Com informações de Renan Vallim do TNOnline

Compartilhar