Pacientes tem se beneficiado com a equoterapia em Jandaia do Sul

6200

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo para desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

Em Jandaia do Sul, a terapia é aplicada pela fisioterapeuta Poliana Emília e pela  equitadora equitativa e zootecnista  Ismeni Aparecida Rosina, na Sociedade Rural. (Assista o vídeo)

Benefícios da Equitação

Ismeni explica que montar a cavalo é um ótimo exercício, não apenas físico para promover a tonificação musculatura corporal. O simples andar do cavalo tem uma grande semelhança à marcha humana que pode ser utilizada como terapia, garantindo ao cavaleiro uma reabilitação da capacidade motora e, restituir-lhe, pelo menos em parte, as funções atrofiadas pelo comportamento de inatividade atualmente adotada pelo ser humano devido ao avanço tecnológico ou devido ao um acidente e também as pessoas que apresentam algum tipo de necessidade especial ou mobilidade reduzida.
A equitação é benéfica fisicamente falando, pois exige uma postura e equilíbrio, pois o cavaleiro precisa estar sempre ereto em cima do cavalo para controle dos movimentos do animal e manter o seu próprio equilíbrio corporal, evitando assim uma possível queda.

O praticante de equitação também fortalece a coluna, o abdômen, os bíceps, tríceps, toda a musculatura do ombro, peitoral, assim como os músculos da coxa e da panturrilha. Isso se deve aos movimentos rítmicos e naturais do cavalo.

A semelhança dos movimentos desse animal com o andar do ser humano é quem proporciona melhoras significativas do equilíbrio, da postura, do controle motor, da mobilidade e as atividades funcionais. Maiores informações (43) 9 9967 – 5878.

 

Compartilhar