Encontrado mais um escorpião amarelo em Mandaguari

Da Assessoria PMM

840

Segundo a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Município de Mandaguari, o terceiro escorpião amarelo encontrado na cidade apareceu no Jardim Boa Vista. Anteriormente outros dois animais da espécie foram encontrados nos jardins Cristina e Social. Os fatos preocupam porque o veneno do escorpião amarelo pode causar sérios riscos, com possibilidade de óbito em crianças, idosos e pessoas com, enfermidades já instaladas.

A pessoa que for picada pelo escorpião deve procurar imediatamente o Pronto Atendimento Municipal (PAM) para avaliação e tratamento corretos. Uma das particularidades do escorpião amarelo: esta espécie não precisa de macho para a reprodução, que no caso acontece por partenogênese, além de aumentar em quantidade rapidamente. A partenogênese refere-se a um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação.

Os escorpiões possuem hábito noturno, podendo raramente sair do alojamento durante o dia. A Vigilância faz este esclarecimento porque algumas pessoas colocam galinhas no quintal para eliminá-los, pois quando um corda outro vai dormir. Outro detalhe importante: veneno não mata os escorpiões, apenas os irritam e fazem com que eles se desalojem causando acidentes.

CUIDADOS – A Vigilância recomenda alguns cuidados especiais q       eu devem ser tomados em relação aos animais peçonhentos:

Sempre que for calçar sapatos, tênis, botas ou luvas, bater antes (escorpiões gostam deste ambiente)

Antes de deitar levantar os lençóis e travesseiros

Usar sempre calçados fechados quando for andar em matas ou trabalhar com jardins, entulhos, madeiras, montes de telhas ou lajotas

Observar sempre os locais onde se coloca as mãos e os pés

No caso de escorpiões manter o quintal sempre livre de entulhos e madeiras, local preferido para moradia.

Compartilhar