Departamento de Saúde promove Capacitação sobre Aleitamento Materno e Doação de Leite

184

A Prefeitura de Jandaia do Sul através do Departamento de Saúde realizou na ultima semana uma capacitação sobre Aleitamento Materno e Doação de Leite.

Nesta primeira etapa o público alvo foram: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e representantes do clube de mães gestantes do Centro de Convivência.

A capacitação foi realizado pela Enfermeira Julia Inserti Parra coordenadora do Banco de Leite Humano (BHL) do Hospital da Providência.

O BLH é um serviço desenvolvido para promover, proteger e incentivar o aleitamento materno. Entre suas atribuições está o importante trabalho de arrecadar leite materno através de doações. “Se não tivéssemos o Banco de Leite Humano seria necessário alimentar os bebês prematuros com fórmulas lácteas, o que não é o ideal, uma vez que o leite materno tem tudo àquilo que o bebê precisa no aspecto nutritivo e também auxilia na prevenção de doenças”, ressalta Parra.

Após a chegada das doações é feito o processo de seleção do leite doado, controle de qualidade e pasteurização. Posteriormente, ainda são encaminhadas amostras ao laboratório para verificar se o leite é adequado para a alimentação dos bebês e depois de aprovado, o leite humano pasteurizado é destinado aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal do HPMI. Para a realização destes trabalhos a unidade conta com cinco profissionais, dentre elas uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma nutricionista, uma lactarista e uma jovem aprendiz.

O Banco de Leite também presta atendimento às mães e bebês com dificuldades na amamentação, tanto na unidade, como em domicílio quando necessário.

Além do município de Apucarana, os órgãos de saúde dos municípios da região apoiam o Banco de Leite Humano encaminhando as doações de leite materno para a unidade.

Compartilhar