Corpo de Bombeiros de Apucarana tem novo comandante

1500
Foto: Wesley Lima / JandaiaOnline

O 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI), de Apucarana, realizou nesta sexta-feira (18/08) a solenidade de passagem de comando. Após quase 12 anos prestando serviços na cidade, o major Hemerson Barbosa Saqueta passou o comando da unidade para o também major Roberto Geraldo Coelho. Saqueta, seguindo o quadro de promoções da corporação, foi transferido por interesse de serviço para Ponta Grossa, onde comandará unidade do Corpo de Bombeiros naquela cidade.

O evento, realizado no quartel central localizado na Rua Ponta Grossa, contou com a presença dos prefeitos de Apucarana, Beto Preto, e de Califórnia, Paulo Wilson Mendes. A cerimônia foi presidida pelo tenente-coronel Paulo Henrique de Souza, que no ato representou o comando do Corpo de Bombeiros no Paraná. Também estiveram presentes o tenente coronel José Luis Barbosa Deina, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, tenente-coronel José Francisco Cardoso, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Alessandro Carletti, comandante da Guarda Municipal de Apucarana, e o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Bertoli, além de oficiais e comandantes de outras unidades do Corpo de Bombeiros, autoridades eclesiásticas e do Judiciário.

O prefeito de Apucarana destacou o grande número de amigos e de autoridades que participaram da solenidade. “Temos essa enorme presença de autoridades e de oficiais que vieram saudar a sua promoção. Desejamos o melhor caminho, sorte e que Deus continue abençoando. Que leve também as melhores lembranças da cidade de Apucarana. Essa comunidade toda que veio prestigiar o ato está aqui para abraçá-lo”, ressaltou Beto Preto, afirmando ainda que Prefeitura e Corpo de Bombeiros tiveram uma relação muito próxima nos últimos quatro anos, realizando um trabalho em conjunto que valorizou os profissionais que atuam na unidade.

Beto Preto também lembrou o incêndio registrado na agência da Caixa Econômica Federal, no início deste ano, destacando a atuação do major Saqueta. “Lá, durante a madrugada, eu pude constatar pessoalmente a presença dos Bombeiros, inclusive do seu comandante dentro do prédio combatendo esse sinistro que foi sem precedentes. Pude perceber que o subgrupamento de Apucarana era comandado por um verdadeiro líder e destacado policial bombeiro”, reitera o prefeito de Apucarana.

O major Saqueta recebeu elogio individual, assinado pelo coronel Fábio Mariano de Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros no Estado do Paraná. O elogio elencou as principais ações de Saqueta, no período de 2006 a 2017, como o estreitamento dos laços com o SAMU, início dos projetos Bombeiro Mirim e Bombeiro Amigo da Criança, inauguração do Bombeiro Comunitário em Jandaia do Sul, construção da sala de musculação no quartel da Vila São Carlos, formação de duas turmas de soldados, inauguração das obras de ampliação e reforma dos quartéis da Vila São Carlos e da Rua Ponta Grossa, lançamento da cartilha de acidentes domésticos e realização da Corrida do Fogo, entre outras ações.

Saqueta lembrou que chegou em Apucarana, em 2006, quando a unidade ainda era subordinada ao Grupamento de Bombeiros de Maringá. Agradeceu a receptividade que teve, citou o constante apoio da esposa e filhos e elencou a parceria com dezenas de entidades e instituições, as quais nomeou uma a uma. “Desde quando cheguei a esta cidade, fui surpreendido pela cordialidade, pela amizade tão gratuita com que me ampararam e, mesmo tendo me esforçado para retribuir todo o carinho, ainda me sinto em débito porque nunca poderei pagar tão grande amizade”, disse Saqueta.

O major Saqueta também recebeu mimos, uma carta de agradecimento dos integrantes do Projeto Bombeiro Mirim e um buquê de flores que ganhou da esposa e dos filhos. A solenidade teve ainda o descerramento de um quadro na galeria de honra dos Bombeiros, a execução do Hino Nacional Brasileiro e o desfile dos membros da corporação.
O major Roberto Geraldo Coelho nasceu em Califórnia e atualmente estava servindo no 3º grupamento de Bombeiros, sediado em Londrina. Além do curso de soldados, fez os cursos de oficiais e de aperfeiçoamento de oficiais. Atuou em Apucarana na década de 90, onde também fez os cursos de Ciências Econômicas na Fecea e pós graduação em Administração com Ênfase em Segurança Pública. É casado com Adriana da Fonseca, sendo pai de dois filhos: Ítalo e Anita.

Compartilhar