Confirmado segundo caso de meningite em Mandaguari

Da assessoria PMM

789

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde confirma o segundo caso de meningite viral em Mandaguari  este ano, contraído por uma criança de 6 anos que se encontra em tratamento no Hospital Santa Rita, em Maringá. A paciente, segundo o hospital, está estável recebendo o atendimento no quarto e passando por novos exames.

A equipe de endemia reforça que não existe risco algum para as crianças que tiveram contato com a menina na escola e nem aos familiares, e que todos os procedimentos foram adotados como a recomendação para a limpeza e higiene total do ambiente escolar.

O coordenador da Vigilância, Adriano Rodrigues Borges, esclarece que em nenhum momento a paciente deu entrada em postos de saúde ou hospital da cidade, sendo encaminhada pela mãe diretamente ao hospital maringaense.  “O caso de meningite viral foi constatado pela 15ª Regional de Saúde que não nos oficializou e tomou as ações previstas, sem necessidade de bloqueio da enfermidade. A meningite viral não é passível de intervenção sendo o caso mais tranquilo da doença. Reiteramos nossa postura em privar pela ética e atendimento de qualidade e oferecer a toda a população o atendimento médico que necessite”.

A enfermeira Mariana Cavalcanti Endo explica que todos os exames e o tratamento estão sendo realizados em Maringá onde a família tem plano de saúde. “Tomamos ciência do caso apenas na sexta-feira (14) e as condutas foram tomadas imediatamente. Estamos acompanhando o caso e a evolução da criança, que não corre nenhum risco e também não colocou ninguém de seu convívio em risco. Não há motivo algum para alarde”.

MENINGITE

É um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, que pode ser causada por agentes não infecciosos e por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos.

SINTOMAS

– Febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua,

– Vômitos, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele,

– Nos casos de meningites virais, não existe recomendação de uso de medicamentos ou vacinas para os contatos.

VACINAS

Estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana no calendário nacional de vacinação da criança no Programa Nacional de Imunização – Ministério da Saúde. São elas:

  1. a) Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença

Meningocócica causada pelo sorogrupo C;

  1. b) Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite;
  2. c) Pentavalente: protege contra as doenças invasivas
  3. d) BCG : contra formas graves de tuberculose miliar e menige.
Compartilhar