Colégio Estadual Rui Barbosa comemora 70 anos

2557

No dia 06/09/2018 a direção do Colégio Estadual Rui Barbosa recebeu em suas dependências diretores, professores, pedagogos e funcionários que hoje estão aposentados e os que ainda trabalham na instituição. Em comemoração aos 70 anos do Colégio foi oferecido aos convidados um Café da tarde. Foi um acontecimento inesquecível, onde a Família Rui Barbosa se sentiu completa. O Diretor Sebastião Sérgio Fabrício salientou a importância desta instituição no município de Jandaia do Sul e região. Destacou ainda, algumas obras de reformas e o trabalho desenvolvido por todo o coletivo escolar.

Aproveitou para dar a notícia sobre o desempenho do Colégio Estadual Rui Barbosa na Prova Brasil 2017, a qual avalia o rendimento escolar. Alcançando a nota 5,7 melhorando assim, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, atingindo já a meta estimada pelo MEC – Ministério da Educação para o ano de 2021. E o melhor, que estamos próximos da nota 6,0 que é meta para 2022. Nota que corresponde a um sistema educacional de qualidade. Obtivemos o melhor desempenho entre as escolas públicas de Jandaia do Sul e um dos melhores entre as escolas de outros municípios.

O Diretor disse que o resultado só vem coroar o trabalho desenvolvido pelos profissionais, com dedicação, esforço, comprometimento e união.

Informou sobre a Sala de Mídias Nacional, implantada recentemente, onde os alunos do Ensino Médio frequentam no período vespertino com carga horária complementar.

O evento contou com a participação da Presidente da APMF – Associação de Pais, Mestres e Funcionários, Sra. Maria do Carmo Nanucio Calça e da Chefe do NRE – Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Professora Maria Onide Ballan Sardinha que destacou a satisfação de participar de um momento tão importante e enfatizou o trabalho que direção, professores e funcionários realizam.
A História

Em 1948, foi dado o primeiro passo para a fundação do Grupo Escolar de Jandaia do Sul, hoje Colégio Estadual Rui Barbosa – Ensino Fundamental e Médio, sendo um ponto de referência quando se quer dizer educação em seu mais alto nível. O Grupo Escolar começou a funcionar mais precisamente no dia 01 de junho de 1948 com a frequência de 480 alunos, em dois turnos e com 12 professores lecionando, tendo como 1ª diretora a Sra. Francisca de Lima Souza até o ano de 1950.

O Grupo Escolar de Jandaia do Sul foi construído no governo do Dr. Moisés Lupion e na prefeitura o Sr. Carlos Massareto. A autorização para funcionar como complexo Escolar “Zilda Cruz de Almeida” resultante da reorganização do Colégio Estadual de Jandaia do Sul, Escola de Aplicação, Marechal Arthur da Costa e Silva, – Grupo Escolar “Humberto de Alencar Castelo Branco”, obedeceu ao Decreto nº 3419, de 25/05/77. Com o decreto de 2482 de junho de 1980, passa a denominar-se Escola “Rui Barbosa” – Ensino de 1º Grau.

Em 19/11/1981 passou a ofertar o então Curso de 1° Grau – Regular (Ensino Fundamental) da Escola Estadual Rui Barbosa.

Em 04/12/2007, foi autorizado o funcionamento do Ensino Médio da então Escola Estadual Rui Barbosa – Ensino Fundamental, após a autorização o estabelecimento de ensino passou a denominar Colégio Estadual Rui Barbosa – Ensino Fundamental e Médio.

Em 26/05/2011 a Implantação do Ensino Fundamental, regime de 09 (nove) anos, 6º ao 9º ano, de forma simultânea, sendo assim, a partir do ano letivo 2012.

Em 2013 implantou-se a Educação em Tempo Integral de forma gradativa.

Em 2018 temos um total de 665 (seiscentos e sessenta e cinco) alunos e em torno de 110 (cento e dez) profissionais, entre direção, direção auxiliar, professores, equipe pedagógica, agentes I e II.

O Diretor Sebastião Sergio Fabricio e a Diretora Auxiliar Lilian Maria Ruiz Borin parabenizam a Família Rui Barbosa.

Para “Educação com Qualidade” precisamos ser Excelentes, e esta tem sido nossa missão nos últimos 70 anos.

Obrigado por fazer parte desta história!

Compartilhar